Ayurveda: princípios básicos | Doshas

Ayurveda: princípios básicos | Doshas

Ayurveda, em sânscrito, significa literalmente "conhecimento da vida". Trata-se de um sistema de medicina tradicional e natural da Índia, praticado por mais de 5.000 anos, que possui uma abordagem integrativa para prevenir e tratar doenças por meio de intervenções no estilo de vida e de terapias naturais.

De acordo com Charaka Smanhita, um dos mais antigos conhecidos Vaidya (médico) Ayurvédicos, "ayurveda não é apenas um sistema de medicina, mas um modo de vida”.

Sushrut, o mais antigo cirurgião conhecido na história da medicina afirmou ser “Aquele em que, os doshas (humor corporal), agni (poderes digestivos), dhatus (tecidos), malas (produto residual) tem suas atividades são normais, a sua alma, sentidos e mente são calmos e claros, é chamada de 'Svastha' (pessoa saudável) ”.

O princípio mais fundamental e característico do Ayurveda é chamado de "Tridosha" ou os Três Humores. Cada indivíduo possui uma combinação única desses três doshas. Compreender a individualidade é a base da cura de acordo com o Ayurveda, "A Ciência da Vida".

Então, o que é um Dosha? No literal Dosha significa “falha”, é a partir do desequilíbrio dos Doshas que a doença surge.

Acredita-se que toda matéria seja composta de cinco elementos básicos (panchamahabhutas) que exibem as propriedades da terra (prithvi), água (jala), fogo (tejas), vento (vayu) e espaço (akasha).

O aspecto estrutural do corpo é composto de cinco elementos, mas o aspecto funcional do corpo é governado por três humores biológicos. O éter e o ar juntos constituem VATA; fogo e água, PITTA; e água e terra, KAPHA. Eles governam as mudanças psicobiológicas no corpo e também as mudanças fisiopatológicas. Vata-pitta-kapha estão presentes em todas as células, tecidos e órgãos. Em cada pessoa eles diferem em permutações e combinações e é por isso que cada indivíduo é único por natureza.
Esta combinação de única doshas de cada um é chamada de Prakriti, e é definida no momento da concepção. O esperma e o óvulo também contêm vata-pitta-kapha (VPK). O estilo de vida, dieta e emoções do pai influenciam o esperma e o óvulo da mãe. No momento da fertilização, quando um único espermatozoide entra em um único óvulo, a constituição individual ou Prakriti é determinada. Quanto mais próximos mantivermos os três doshas de nossa Prakriti individual, mais saudáveis ​​permaneceremos. Quando esses doshas estão em desequilíbrio é chamado de Vikruti, a causa das doenças.

Vata: pode ser traduzido como “vento”, tem qualidades como leve, móvel, sutil, claro, seco e áspero.

Na natureza, vento, ar, estação do outono, areia, palha, alface, arroz possuem qualidades Vata. No corpo, Vata regula o movimento dentro das células, músculos e tecidos e é representado pelo sistema nervoso. Ele governa a respiração e o fluxo de ar, é responsável pela adaptabilidade, orientação e compreensão sensorial e mental. Mentalmente, Vata é responsável pela criatividade e intuição. O excesso de Vata pode causar ansiedade, estresse, medo e insônia.

Pitta: significa “energia do fogo” ou “aquilo que digere”, é o princípio da biotransformação e também o impulso de todos os processos metabólicos do corpo. As qualidades que descrevem Pitta são: agudo, quente, leve, líquido, móvel e oleoso.

Na natureza, Pitta está presente no sal, em climas quentes, alimentos ácidos e picantes, cafeína, intensidade, álcool e fricção. No corpo, Pitta é responsável por todos os tipos de transformações químicas e mecânicas como digestão, assimilação, absorção, nutrição, metabolismo e temperatura. Mentalmente, Pitta governa a inteligência e a compreensão. Quando Pitta está desequilibrado, pode causar raiva, sentimentos de ódio ou ciúme e inflamação.

Kapha: é o princípio de coesão e estabilidade, funciona através dos fluidos corporais. Kapha representa as qualidades de: pesado, frio, úmido, denso, macio, pegajoso e firme. Na natureza, Kapha é encontrado em árvores, pedras, sujeira, manteiga, carne e mel. No corpo, Kapha forma a estrutura do corpo, fornecendo água e lubrificação para as articulações, pele, olhos, tecidos e metabolismo, preservando a imunidade. Kapha é responsável pelo amor, compaixão e calma. O excesso de Kapha pode levar à ganância, depressão e apego.

Os problemas de saúde e a manifestação de doenças surgem quando os Doshas se acumulam e não são excretados adequadamente. Esse acúmulo pode levar a um transbordamento ou eventual realocação dos Doshas para lugares do corpo que eles normalmente não ocupam.

A compreensão da Prakriti é um passo importante para o autoconhecimento, que é base para o autocuidado e longevidade. A partir da conhecimento do seu dosha é possível usar vários elementos da natureza para gerar e manter harmonia dentro de você e do seu ambiente.

Esta simbiose perfeita é a chave para uma vida longa, saudável e feliz.

.

.

.

Apenas um terapeuta pode identificar com propriedade o seu dosha, mas caso você esteja nesta jornada de descoberta e autoconhecimento, preparamos uma ferramenta que vai te ajudar a ter uma boa noção do que é dosha e de qual é, possivelmente, suas predominâncias. Baixe gratuitamente o e-book "Descubra seu dosha" clicando aqui.

 

Voltar para o blog

Deixe um comentário