Ayurdicas: autocuidado na primavera

Ayurdicas: autocuidado na primavera

Acontece no dia 22 de setembro o solstício de primavera!

A Vasant Ritu ou a primavera vem logo após os meses mais frios do inverno e traz dias mais ensolarados e chuvas mais frequentes, o que promove um solo mais fértil e cria a situação ideal para plantas dormentes começarem a crescer, novas mudas nascem, as flores desabrocham, animais despertam, outros voltam de climas mais quentes, muitas vezes com novas crias.

Assim como cada pessoa tem um dosha predominante, cada hora do dia e cada estação do ano também são governadas por um dosha particular. Toda nova vida e crescimento que vemos na primavera é criada pelo aumento do elemento terra e água que faz a primavera kapha na natureza. E o que acontece no macrocosmo, acontece também no microcosmo!

Por isso que, a antiga ciência do Ayurveda, defende que, viver em sincronia com as estações, é uma das melhores maneiras de ajudar a manter saúde e bem-estar, ajudando a equilibrar o sistema imunológico, o fogo digestivo (agni) e nosso estado de Doshas. Trata-se principalmente de encontrar um equilíbrio e capacitar seu ambiente interno (corpo e mente) para trabalhar de forma amigável e harmoniosa com o ambiente externo.

Com o início da primavera, chegam também ondas de resfriados, congestão, febre, alergias e tudo isso se deve ao desequilíbrio de Kapha. O “ritucharya”, ou a rotina ayurvédica sazonal, pode te ajudar a superar os desafios que você enfrenta durante a primavera, mantendo seu kapha sob controle, enquanto promove a saúde ideal que permita você aproveitar os presentes que esta temporada tem a oferecer.

Pra te ajudar, aqui vão algumas práticas ayurvédicas diárias que equilibram o relógio interno para atingir o equilíbrio perfeito entre saúde e bem-estar durante a primavera.

  1. Acordar no Brahmamuhurta, ou seja, antes do nascer do sol.
  2. Caminhar pela manhã ao ar livre, exercitar-se, respirar ar fresco e expor seus olhos à tão benéfica luz matinal.
  3. Valorize o sol! Cochilar durante o dia não é recomendado durante a temporada de Kapha, pois isso pode aumentar a lentidão e impedir um boa noite de sono.
  4. Todas as manhãs (ou pelo menos duas a três vezes por semana) coloque 2-3 gotas de óleo de anu tailum ou apenas óleo de gergelim morno em cada narina. Esta prática ajuda a acalmar as passagens nasais, enquanto promove a respiração desobstruída, limpa o trato respiratório, dissipa as mucosas e promove a saúde respiratória. A prática pode ser complementada com inalação uma vez por semana para uma limpeza respiratória adequada.
  5. Garshana é uma das melhores terapias de massagem seca ayurvédica usada para desintoxicar a pele e aumentar a circulação sanguínea, ajudando assim no controle do peso e retenção de água (inchaço) e toxinas (ama) em seu corpo, o que ocorre quando Kapha está desequilibrado. Na loja da Ayurbrasil você encontra o “Sal de banho Lavanda e Manjericão” que pode ser especialmente benéfico para remover toxinas do corpo, além de deixar a pele mais macia e suave. É uma ótima maneira de desintoxicar o corpo através do sistema linfático, o que traz uma sensação de leveza e energização para os próximos meses mais quentes.
  6. Para aqueles que sentem peso e lentidão constante, o jejum intermitente é permitido eventualmente.
  7. Monodieta de “Mung Dal Kichadi” por 3 dias ajudará a equilibrar o excesso de Kapha, confira nosso Instagram para a receita de Kichadi.
  8. Coma apenas quando estiver com fome. Busque fazer refeições leves no café da manhã/jantar. Já o almoço deve ser a principal refeição.
  9. Se o Agni (fogo digestivo) permanece no estado de Manda (lenta), o uso de especiarias como gengibre seco, pimenta preta, cominho pode ser especificamente benéfico.
  10. Alimentos com sabor amargo, Kattu (pungente), Kashaya (adstringente) devem ser consumidos. O mel também pode ser adicionado na dieta. Alimentos frios, pesados ​​e viscosos devem ser evitados.

A primavera é uma bela época para aproveitar o dia ao ar livre com amigos, família, exercitar o corpo, comer moderadamente. Manter Vasant Ritucharya ou o "regime sazonal da estação" pode ajudar qualquer um a prevenir incômodos e doenças. Vem com a gente: adote essas práticas sazonais ayurvédicas testadas pelo tempo que o ajudarão a limpar, rejuvenescer e admirar à primavera!

Namastê

Voltar para o blog

Deixe um comentário