O Natal é uma época cheia de alegria, amor e felicidade. Com todas as festas, confraternizações de família e amigos, muita comida e bebida, todos nós exageramos na alimentação e nos preocupamos menos com escolhas saudáveis, horários de alimentação, rotina de exercícios e uma higiene do sono adequada. Podemos dizer que deixamos as redeas mais soltas, né?
Por mais que esse momento seja importante para nossa saúde social e emocional para a maioria de nós, as festividades durante essa época não param em um ou dois dias, mas são de natureza prolongada, especialmente com o ano novo chegando. Indulgências prolongadas e indisciplina começam a nos deixar letárgicos, que é o primeiro sinal de que o corpo está gerando toxinas ou “Ama” em Sanscrito , levando a outros problemas como constipação, rigidez, ganho de peso, falta de energia.
A indulgência excessiva com todas aquelas ricas guloseimas de Natal sobrecarrega nosso fogo digestivo – “Agni”. Nosso Agni é responsável por todo o processo de digestão, assimilação e absorção de nutrientes até o nível celular, mas, se ficar debilitado devido a hábitos pouco saudáveis, todo o corpo é afetado.
Então, o que podemos fazer para não perder toda a diversão do Natal sem prejudicar nosso Agni? Como encontrar um equilíbrio? Aqui estão algumas dicas ayurvédicas que irão ajudá-lo a manter esse equilíbrio e tornar este Natal ainda mais divertido e cheio de saúde.
1- Movimente-se: Se você está com amigos e familiares, dance com eles, faça uma caminhada juntos. Ou, quem sabe, até organizar algum evento esportivo Natalino em família.
2- Inclua especiarias na sua comida: use especiarias digestivas como açafrão, cominho, pimenta-do-reino em suas receitas. Especialmente se você estiver comendo muito queijo ou fritura, tempere com pimenta-do-reino para ajudar na digestão.
3- Limpe a língua com um limpador de língua de cobre logo após escovar os dentes: isso remove as bactérias e toxinas “Ama” da língua, abre as papilas gustativas, melhora o processo de salivação e, assim, auxilia o “Agni” ou processo digestivo.
4- Inclua chá quente de ervas na sua rotina diária: comece o dia com uma xícara quente de chá de gengibre em pó. Adicione um pouco de limão, se preferir. Se você estiver se sentindo acidez no estômago, ferva a semente de erva-doce em água, deixe esfriar e depois beba. Se você estiver com gases, tome uma xícara de chá de cominho quente com um pouco de sal Himalaia e, se estiver se sentindo muito pesado, tome um chá digestivo fervendo gengibre em pó, sementes de cominho e uma pitada de pimenta preta junto.
5- Reduza o consumo de café: parece que o café levanta o humor e energia da gente, isso tem um custo!!!! A cafeína aumenta o movimento na mente e no corpo e, portanto, aumenta o vata dosha. Vata dosha em excesso desequilibra o corpo, pois atrapalha o seu Agni. O consumo prolongado ou excessivo de café causa ansiedade, constipação e flatulência, ressecamento, dores no corpo, tremores, diminuição da força, insônia. A época natalina tem tantas iguarias para saborear que traz sensação de peso e letargia e da uma vontade de tomar aquele café. Substitua o café por água quente ou chá quente de gengibre. Quanto menos você tomar café, melhor será o seu Agni.
6- Aumente a ingestão de líquidos: beba bastante água e dê preferência a água morna que ajudará a abrir os canais do seu corpo reduzindo assim o acúmulo de ama. Se você estiver socializando com álcool, lembre-se de intercalar com bastante água. Evite bebidas industrializadas com alto teor de açúcar e escolha água, sucos naturais ou chá quente de ervas.
7- Durma bem: Com todas as festas e confraternizações, fica para todos nós um desafio enorme manter um horário de sono adequado. Poucas falhas de vez em quando não fazem muito danos, mas se você perder a hora de dormir por várias noites, precisará repensar suas prioridades.
8- Fazça escolhas alimentares certas: Natal é sobre saborear uma variedade de aperitivos gostosos e tomar uma ou duas taças de vinho, junto com fortalecer os laços amorosos. Que tal fazer escolhas saudáveis como saladas, comida caseira de baixa caloria, menos açúcar, menos comida industrializada, menos queijo, menos sobremesas frias e congeladas e óleos processados? Não é tão difícil seguir uma alimentação social mais inteligente e saudável, basta criatividade!
9- Pare de comer assim que perceber que está ficando cheio: aproveitar a vida e suas festividades consiste em várias indulgências, não somente consumir sem pensar. Esteja presente com amigos e familiares, jogue um esporte juntos, cuidar um do outro, abrace!
Festas e atividades sociais trazem alegria e energia tão importantes para o nosso ser, mas equilíbrio é sempre importante!
Esperamos que estas dicas te ajudem a ter uma época festiva equilibrada!
Aproveite e feliz Natal!