Higiene bucal: recomendações Ayurvédicas

Higiene bucal: recomendações Ayurvédicas

Uma boa higiene bucal traz benefícios para a saúde integral do indivíduo, o ayurveda sabe disso há milênios e a ciência moderna também.

Enquanto os textos ayurvédicos mencionam cerca de 30 doenças sistêmicas que têm a causa relacionada a saúde bucal deficiente, os estudos científicos atuais complementam a lista de patologias: diabetes, cefaléia, enxaqueca, asma, doenças cardiovasculares, etc.

Não seria errado afirmar que a consciência das pessoas comuns sobre o papel da higiene bucal para manter um corpo saudável é limitada e essa ignorância é o principal motivo de negligência para com esta importante parte do corpo.

O processo de digestão começa assim que o alimento entra na boca. O fogo digestivo (ou agni) começa a funcionar assim que colocamos o alimento na cavidade oral. Os dentes ajudam na mastigação, a língua ajuda na degustação e também facilitando o movimento do alimento, a saliva na boca mata as bactérias nocivas e começa a digerir os alimentos quebrando as moléculas complexas para facilitar a digestão.

Quando a higiene bucal não é completa, há o acúmulo de biotoxinas na cavidade oral decorrente de restos de comida, bactérias nocivas e células mortas. Essas biotoxinas, ou Ama em sânscrito, dificultam não apenas o processo digestivo, mas também a saúde geral de várias maneiras, como:

(1) a biotoxina entra no trato digestivo e altera o microbioma intestinal.

(2) a biotoxina impede a quebra de moléculas complexas de alimentos em uma mais simples.

(3) As biotoxinas afetam a composição da saliva, reduzindo assim sua função protetora. já que a saliva com biotoxinas será menos eficaz na manutenção do equilíbrio ecológico na cavidade oral

(4) dentes e gengivas doentes podem prejudicar a mastigação adequada dos alimentos, portanto, os alimentos entram no trato digestivo em pedaços maiores e complexos, o que torna mais difícil para Agni digerir os alimentos. O alimento digerido incorretamente ou não digerido então entra no sistema circulatório através do sangue e plasma que por sua vez cria AMA causando várias doenças.

(5) difusão de bactérias nocivas na corrente sanguínea através das gengivas

(6) efeitos diretos na saúde respiratória superior

As doenças dentais são o primeiro sinal de desequilíbrio digestivo e, portanto, de um sistema imunológico deficiente. Então, se você está procurando maximizar sua saúde intestinal, é importante primeiro olhar para a boca.

Para uma boa higiene dental, as práticas modernas e tradicionais devem andar de mãos dadas. Ayurveda recomenda alguns procedimentos terapêuticos de uso diário para a prevenção e manutenção da saúde bucal. Esses incluem:

Dant Dhavani (escovação): Avurveda recomenda mastigar palitos de ervas como palitos de neem (planta indiana) ou alcaçuz pela manhã, bem como após cada refeição para prevenir doenças. Esses palitos de ervas devem ter sabor “kashaya” (adstringente), “katu” (acre) ou “tikta” (amargo). Embora mastigar palitos não seja uma abordagem prática no mundo moderno, escolher uma pasta de dente de ervas que seja menos doce fará uma enorme diferença.

Jivha Lekhana (raspagem da língua): a raspagem da língua estimula os pontos reflexos da língua, remove o mau odor, melhora o paladar, estimula a secreção de enzimas digestivas e remove milhões de bactérias indesejáveis.

Gandusha (gargarejo) ou extração de óleo: a extração de óleo tem sido usada extensivamente como um remédio popular tradicional indiano por muitos anos para prevenir cáries, mau cheiro oral, sangramento nas gengivas, secura de garganta, lábios rachados e para fortalecer dentes, gengivas e mandíbula. A terapia de extração de óleo pode ser feita usando óleos como óleo de girassol ou óleo de gergelim ou com decocto de Amla é uma terapia muito eficaz para prevenir problemas orais.

Além das três práticas acima, a prática moderna do uso do fio dental deve ser incluída nesta rotina para melhores resultados.

Na Ayurveda, os dentes estão associados ao Asthi Dhatu, que também forma a estrutura anatômica do nosso corpo. Asthi significa ossos e dhatu significa tecidos. Isso significa que nossos dentes se beneficiam automaticamente quando somos gentis com nossos ossos. Portanto, bons hábitos alimentares também são muito importantes para a saúde bucal.

E finalmente, como diz o famoso provérbio, “É melhor prevenir do que remediar”, sigamos todos uma boa rotina diária de higiene oral, pois ela nos leva a uma vida saudável e sem medo de ser feliz.

.

.

.

Ainda não tem um limpador de língua? Confere aqui o de cobre 100% da Ayurbrasil!
Voltar para o blog

Deixe um comentário